A importância do parto para a microbiota dos bebês
- Natanael Leitão
- 20 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Parto natural ou cesáreo?
A escolha da via de nascimento é determinante para a implantação e amadurecimento da microbiota no início da vida e impacta o desenvolvimento e bem-estar da criança por toda a infância.

Durante a passagem pelo canal do parto, a criança entra em contato com cerca de 300 espécies diferentes de bactérias que colonizam trato reprodutivo feminino e que se implantarão na pele, trato digestivo e respiratório do recém nascido.
Essas bactérias exercerão funções de ativação do sistema imune, produção de vitaminas, modulação de respostas inflamatórias e alérgica que poderão perdurar por toda a infância.
Mães que passaram por problemas durante a gestação, como infecções, situações de estresse psicossocial ou má nutrição apresentam perda da diversidade na microbiota do sistema reprodutivo.
Filhos nascidos de mãe expostas a essas situações apresentam risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, obesidade e desordens neuropsiquiátricas.
Existe uma tendência em realizar a análise da microbiota vaginal pré-parto para prevenir possíveis problemas de saúde no recém nascido.
Originalmente publicado em: LinkedIn
Comments