top of page

Existe vida profissional para formados em ciências básicas além das universidades?

A graduação em #ciências básicas, como biologia, química ou física forma profissionais com um apanhado de conhecimentos técnicos com pouca aderência de mercado.


Esses conhecimentos são importantes para formar pensamento crítico, mas acabam levando o profissional a ingressar pós-graduação sem nenhuma perspectiva de desenvolvimento profissional para fora dos muros da academia.



Quais oportunidades você pode explorar para fugir do ciclo da pós-graduação?


ESG - Existe necessidade latente no mercado de #sustentabilidade, que está sendo atendida por administradores, pessoal de marketing e publicidade, simplesmente porque os profissionais de ciência na sabem nada sobre empresas. Aprenda a lidar com indicadores de desempenho empresarial e metas ambientais que muitas portas serão abertas.


Programação/Análise de dados - não dá para pensar em uma empresa que não precisa de sistemas ou processamento de dados dentro do seu fluxo de análises e decisões. As empresas estão pagando caro por um dev com conhecimentos técnicos além da informática por si.


Comunicação - Youtubers e Podcasts são excelentes canais de informação e uma forte tendência do mercado publicitário. Construir uma comunidade e saber se comunicar com ela pode abrir vários caminhos, além de gerar contatos profissionais.


#Startup de base científica - indicaria apenas para pessoas com mais conhecimento de experimentação e método científico. Ainda assim, precisará desenvolver muitas habilidades sobre negócios, produtos e vendas.


Consultor de mercado independente - esse caminho não existe. Segundo estudo publicado pela Fapesp, apenas 20% da #pesquisa em nosso país é feita por empresas. Tem excesso de mão de obra qualificada no mercado de pesquisa. Para as poucas empresas que fazem P&D, é melhor contratar um pesquisador CLT do que um consultor sem experiência de mercado.


Originalmente publicado em: LinkedIn

Comments


bottom of page