Lançamento de produto em biotecnologia
- Natanael Leitão
- 18 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Subestimar o tempo de lançamento de um produto no mercado é crítico, mas muito comum para os novos empreendedores em #biotecnologia.

O domínio técnico do empreendedor faz com que as projeções sobre o produto seja limitada apenas à sua capacidade de execução, e desconsidera os atrasos naturais que todo desenvolvimento pode ter. Falta conhecimentos sobre gestão de projetos!
Quando o #produto não é lançado no tempo previsto, o orçamento projetado não é suficiente para manter a startup aberta, e as atividades de P&D podem ser interrompidas. Sem produto e sem dinheiro no caixa, o planejamento estratégico da tabela de excel desce a ladeira.
Reforço sempre que a #startup precisa faturar antes de ter o produto concluído. O empreendedor em #deeptech precisa buscar modelos de negócios ágeis para garantir receitas antes que o projeto de subvenção acabe.
Do contrário, é menos um CNPJ no mercado e mais um CPF no Serasa.
ref: Shimasaki, 2020.
Originalmente publicado em: LinkedIn
Comments