O custo da carne cultivada
- Natanael Leitão
- 29 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
O USDA aprovou mais duas startups de carne cultivada a fornecerem seus produtos para restaurantes
🍗 A diferença entre as recém-autorizadas UPSIDE Foodse GOOD Meat para outras alternativas já disponíveis no mercado, é que elas fornecerão carne de frango.
Até então, apenas Cingapura havia autorizado a comercialização de carne de frango produzida em laboratório.
🤔 Sempre que vejo notícias sobre carne cultivada, me questiono se existe viabilidade econômica no processo ou se é uma iniciativa custeada com venture capital?
Um estudo publicado por pesquisadores da Oklahoma State University deu alguns números ao processo.
🧫 Em 2013, o primeiro hambúrguer de laboratório foi produzido por Mark Post, na Holanda, a um custo estimado de U$ 325k a unidade, ou U$ 2,3 mi/kg.
Já em 2019, o custo estimado para produzir 1 kg de carne em laboratório baixou para U$ 400k.
🏭 Esses U$ 63,00/kg exibido na imagem é uma estimativa para produção otimizada em planta com capacidade de 540 ton/ano. Ou seja, esse valor só poderia ser atingido com tecnologias ainda não disponíveis no momento.
Mesmo otimizado, U$ 63,00 por kg de carne não a tornará acessível a qualquer um. Também não acredito que as startups do setor tenham essa intenção.
Os dados indicam que a produção de carne cultivada ainda não é economicamente viável, e segue custeada por capital de investidores. Mas você tem dúvida que esse processo ainda vai melhorar muito?
ref: Garrison et al., 2022.
Commentaires