O fenômeno Ozempic
- Natanael Leitão
- 12 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
A Novo Nordisk, farmacêutica de origem dinamarquesa, é a segunda maior empresa em valor de mercado da Europa. A companhia atingiu U$ 336 bi, ultrapassando a suíça Nestlé.
Em 2 anos, a empresa saltou da 7a para a 2a posição, impulsionada pela venda dos medicamentos Ozempic e Wegovy, que juntos respondem por 43% do faturamento da companhia.
Ambos as drogas possuem como princípio ativo a semaglutida, um polipeptídeo de 31 aminoácidos que conserva 94% de homologia com a GLP-1 (um agonista do receptor de peptídeo 1 semelhante ao glucagon).
Quando ligada ao receptor de GLP-1, a semaglutida reduz a produção de glucagon e aumenta a produção de insulina, sendo indicada para o tratamento de diabetes tipo 2.
Paralelamente, a droga prolonga a sensação de saciedade e redução do fluxo gástrico, que resultou na perda de até 18% do peso corporal dos indivíduos em tratamento.
Pelo seu enorme sucesso na promoção de perda peso e redução do risco de doenças cardiovasculares associadas, a semaglutida transformou a Novo Nordisk, que tem dificuldades de atender a demanda dos clientes em um mercado que pode ultrapassar U$ 50 bi anuais.
留言