top of page

O principal desafio do empreendedor acadêmico é trabalhar as chamadas softskills 

Em geral, o pacote tecnológico está pronto ao final da carreira acadêmica, o foco deve ser desenvolver as habilidades pessoais. 



Listei 5 elementos que precisei melhorar, desde que terminei meu doutorado:


📢 Comunicação - o empreendedor precisa ser bom comunicador, vendedor e contador de história. Não existe uma startup de sucesso cujo fundador não seja seu melhor vendedor.


🙉 Bom ouvinte - é importante ouvir, sem ficar pensando na próxima resposta. Analisar e internalizar críticas que venham de clientes, investidores ou parceiros são os caminhos mais rápidos para o acerto. 


🤯 Cabeça aberta - ser obcecado por uma solução vai limitar suas chances de acertar o negócio. Pivotar e buscar um produto com adesão no mercado exige mudar de tecnologia, produto e parceiro. Se for necessário, faça! 


☕ Rede de contatos - é o principal ativo de um empreendedor. Quanto maior e mais diversa for a agenda do seu celular, melhor será sua capacidade de acessar clientes, parceiros ou investimentos. Frequente eventos e encontros do seu setor.


💪 Resiliência - contas atrasadas, noites sem dormir e meses sem salário. Essa é a rotina de 90% dos empreendedores em início de carreira. Não se engane, cedo ou tarde você vai enfrentar esses desafios e deve estar pronto para superar as fases difíceis.


Parece blá blá blá, mas desenvolver essas características tem sido importante na minha história e as exercito diariamente. Se contigo tem sido diferente, conta aqui 👇 

 
 
 

コメント


bottom of page