Raças de suínos
- Natanael Leitão
- 17 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
A seleção de características desejáveis em animais e vegetais é uma prática humana realizada há mais de 12.000 anos. A domesticação das espécies tornou a produção de alimentos mais eficiente e proporcionou a vida humana em comunidade.

Os mais antigos registros arqueológicos de suínos domésticos têm cerca de 11.000 anos e foram encontrados na Grécia e Turquia. Mas foi nos últimos 40 anos que a suinocultura deu seu maior salto em termos de qualidade e produtividade.
A seleção genética e intensificação da criação produziu uma redução de 31% na gordura corporal e de 10% no colesterol da carne. A eficiência energética aumentou 14% e o percentual de carne magra subiu de 50% para 58%.
As raças Landrace dinamarquesa, Large white e Duroc respondem por 90% dos suínos comerciais criados no Brasil. Existem trabalhos, como o realizado na UFMG, que busca a seleção de espécies mais adaptadas as condições de clima, dieta e manejo disponíveis no país.
É necessário oferecer dieta, manejo e suplementação específico para cada raça, afim de se obter uma criação mais eficiente e sustentável. O bem-estar animal deve ser sempre uma prioridade.
Originalmente publicado em: LinkedIn
Comments