ROI da inovação
- Natanael Leitão

- 10 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Quando um gestor mais pragmático utiliza métricas de mercado para avaliar a inovação, o negócio não para de pé.
Talvez esse seja um dos motivos de apenas 20% dos investimentos em P&D no Brasil ser realizado pela iniciativa privada.
A inovação incremental até pode ser avaliada com indicadores tradicionais, só precisa de tempo para os números se consolidarem.
Em uma janela de 5-10 anos, calcular o impacto dos produtos gerados pela inovação no aumento da receita e lucro da companhia, pode justificar as despesas com P&D e mão de obra especializada.
Se em 5-10 anos uma inovação incremental não gerou receitas, precisa ser repensada.
Esse tipo de inovação toma mais tempo para se consolidar e pode até competir com área de negócios da própria empresa, tendo seus números prejudicados.
No início, visualizações do site, testes A/B ou número de usuários já funciona. Na tração o CAC, LTV e Churn são bons marcadores.
Com a régua errada, nenhum resultado vai ser bom.





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