top of page

ROI da inovação

Quando um gestor mais pragmático utiliza métricas de mercado para avaliar a inovação, o negócio não para de pé. 


ree

Talvez esse seja um dos motivos de apenas 20% dos investimentos em P&D no Brasil ser realizado pela iniciativa privada.


inovação incremental até pode ser avaliada com indicadores tradicionais, só precisa de tempo para os números se consolidarem. 


Em uma janela de 5-10 anos, calcular o impacto dos produtos gerados pela inovação no aumento da receita e lucro da companhia, pode justificar as despesas com P&D e mão de obra especializada.


Se em 5-10 anos uma inovação incremental não gerou receitas, precisa ser repensada.


Já a inovação disruptiva só pode ser avaliada por métricas de hashtag#startup


Esse tipo de inovação toma mais tempo para se consolidar e pode até competir com área de negócios da própria empresa, tendo seus números prejudicados. 


No início, visualizações do site, testes A/B ou número de usuários já funciona. Na tração o CAC, LTV e Churn são bons marcadores.


Com a régua errada, nenhum resultado vai ser bom.

 
 
 

Comentários


bottom of page