top of page

Sustentabilidade na pecuária

Quais parâmetros podem ser utilizados para avaliar o impacto da produção animal no meio ambiente?


Avaliar o impacto causado pela atividade pecuária no meio ambiente é um desafio complexo, que hoje está restrito ao monitoramento de gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera e ao cumprimento das metas de liberação.


Apesar de ser um parâmetro importante, utilizar GEEs como uma única métrica esconde inconsistências que podem beneficiar injustamente unidades de produção com baixa pegada de carbono, mas com gestão inadequada do solo ou recursos hídricos.


Os GEEs escondem ainda diferenças existentes entre a bovinocultura, avicultura ou piscicultura, por exemplo, em termos de uso de recursos energéticos, uso de terras e promotores de desempenho, penalizando desproporcionalmente a produção de grupos de animais.


Em estudo realizado na Universidade de Oxford, os pesquisadores avaliaram o impacto ambiental da criação animal através de 5 parâmetros: Produção de GEEs, uso da terra, acidificação do solo, eutrofização de rios e utilização de recursos hídricos ponderado pela escassez local.


Segundo os autores, o acompanhamento multifatorial fornece informações mais precisas aos produtores, possibilitando a tomada de decisões ambientalmente favoráveis com os recursos locais disponíveis. Torna também mais frequente a adoção de ações sustentáveis.


Os produtores precisam de informações para tornar a criação animal sustentável. Como provedores de tecnologia na Ylive, nosso papel é auxiliá-los.


ref: Poore e Nemecek, 2018.


Originalmente publicado em: LinkedIn

Comments


bottom of page