top of page

Você sabe o que é One Health?


O conceito de saúde única estabelece que humanos, animais, plantas e meio ambiente são conectados e interdependentes.



O termo "one medicine" começou a ser empregado pelo precursor da medicina moderna, Willian Osler, no final do séc. XIX.


Na prática, é realizada desde a idade antiga, dado que a saúde humana e animal eram responsabilidades de um mesmo profissional nas civilizações ancestrais.


Nos últimos 20 anos, onehealth ganhou impulso pelo avanço de tecnologias capazes de ligar organismos e ambiente.


Monitoramento de microbiota, fluxos gênicos, saúde animal e ações humanas no meio ambiente são a base moderna para reforçar o conceito.


Diante de evidências científicas, é impossível ignorar essa abordagem.


Cerca de 5 novas doenças infecciosas em humanos surgem a cada ano, sendo que ao menos 3 delas tem origem animal. Ebola, antraz e COVID-19 são exemplos recentes.


Em torno de 80% dos microrganismos com potencial de bioterrorismo são de origem animal.


Nos países em desenvolvimento, 2,3 bi de infecções em humanos se originam de doenças zoonóticas, causando 2,2 mi de mortes por ano.


No atual surto de H5N1 que já causou a morte de mais de 100 milhões de aves em 2022-23, duas pessoas já morreram infectadas pelo vírus.


Segundo o Banco Mundial, investimento em medidas protetivas baseadas em One Health pode gerar uma taxa de retorno de 71%, com benefícios que se estendem por toda população.


A pecuária e agricultura moderna terão de integrar saúde humana e o meio ambiente como parte do negócio no processo de modernização.


Originalmente publicado em: LinkedIn

Comments


bottom of page