top of page

Você sabe o que é terroir?

Para os apreciadores de vinho, essa palavra faz parte do vocabulário, e descreve o ambiente natural no qual é produzido. Nela estão inseridos o clima, solo, região e a cultura local (técnicas de produção).



O terroir influencia não apenas a qualidade da bebida, mas também nos rótulos, e aguçam o desejo de consumo dos apreciadores. É muito mais fácil lembrar de um Bordeaux ou Champagne, que descrevem a região da produção, do que uma Merlot ou Chardonnay, que descrevem uvas de qualquer outro país.


Um estudo realizado em 200 regiões produtoras de vinho, distribuídas por 13 países, mostrou que #microrganismos presentes no solo também são fortes candidatos a compor o terroir.


Análises com inteligência artificial foram capazes de distinguir as regiões produtoras de vinho baseadas apenas na #microbiota do solo.


Existem habilidades diferentes nas bactérias encontradas em cada região, como a capacidade de fixar nitrogênio ou resistência ao pH. Certamente, a disponibilidade de nutrientes no solo afetará a qualidade das uvas, e consequentemente, dos vinhos.


Seria viável buscar bactérias na França e inocular em solos no Brasil para mudar as características dos vinhos locais?


Originalmente publicado em: LinkedIn

Comentários


bottom of page