top of page

Yakult e a evolução dos probióticos

Atualizado: 29 de nov. de 2022

Se você nunca ouviu falar nos famosos Lactobacillus casei Shirota, talvez eu deva desconfiar que você pode não ter nascido no Brasil, certo? Os probióticos mais conhecidos do país são produzidos pela japonesa Yakult S/A Industria e Comercio, empresa criada pelo Dr. Minoru Shirota em 1935.



O Dr. Shirota estudou medicina na década de 1920, época em que muitas pessoas morriam por doenças infecciosas associadas à baixa higiene da população, como disenterias e cólera. Em 1930, ele encontrou um isolado de bactérias láticas com capacidade de inibir o crescimento de outras patogênicas, que mais tarde seria identificada como Lactobacillus casei cepa Shirota.


O resto da história vocês já sabem, o Dr. Shirota combinou essa bactéria com uma bebida saborosa, um modelo de negócios efetivo e o ideal em propagar a medicina preventiva.


O Instituto Central Yakult investiga o potencial do seu probiótico na saúde humana, e possui trabalhos que sugerem sua capacidade em manter e restaurar a atividade de células (NK) do sistema imune, mitigar sintomas de gastroenterites e até contribuir para redução de atipias em tumores.


Assim como na YLive , hoje seus pesquisadores dedicam-se ao estudo de microbiotas e criaram um sistema próprio para análises intestinais.


Originalmente publicado em: LinkedIn

Comments


bottom of page